A Fundação Algarvia de Desenvolvimento Social é uma instituição vocacionada para a assistência social e educativa de crianças e idosos, bem como para a promoção do desenvolvimento cultural e social, constituída em Maio de 1996 e reconhecida pela Portaria nº 296/96, de 28 de Dezembro, publicada no Diário da República, 2ª série, nº 300 de 28 de Dezembro de 1996.

Tem na sua origem como fundadoras as cooperativas CHASFA e COOBITAL.
Posteriormente veio a tornar-se parte integrante do Movimento Cooperativo Habitacional - Grupo MCH Algarve e chamou a si o papel de promover o apoio social, muito especialmente no campo da infância desde a sua origem e mais recentemente também no campo dos idosos.

As Creches e Jardins de Infância em Faro e Olhão, bem como o Centro de Actividades de Tempos Livres em Faro, são equipamentos sociais que já existem desde Setembro de 1991. Actualmente com a designação de “Os Vivaços”, em que a palavra de ordem é Qualidade, todos os estabelecimentos têm ocupado um lugar de destaque no panorama educativo da região.
Finalmente em Janeiro de 2010 a F.A.D.S. vê concretizar um sonho antigo com a abertura de mais uma Creche, na freguesia de Montenegro, construída com o apoio do Grupo MCH Algarve, Câmara Municipal de Faro e ISSS ao abrigo do Programa PARES.

Como Instituição Particular de Solidariedade Social, a F.A.D.S. foi reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública e registada em 12 de Fevereiro de 2001 como Fundação de Solidariedade Social, tendo sido publicado no Diário da República  III Série, nº 106 de 8 de Maio de 2001.